Você está aqui: Página Inicial Como Defender sua Tese

Como Defender sua Tese

ACOMPANHAMENTO ACADÊMICO

Para acompanhar o  histórico escolar e créditos, basta acessar o linkhttp://www.posgrad.epm.br/
Cadastre-se criando um login e uma senha e no portal do aluno terão acesso ao histórico escolar

RELATÓRIOS ANUAIS

Anualmente, no mês de agosto, todos os pós-graduandos matriculados deverão preencher os seguintes relatórios e entregá-los à secretária da CEPG:


Observação:
 os únicos pós-graduandos isentos da apresentação do relatório anual são aqueles matriculados no mesmo ano.

ELABORAÇÃO DA TESE

A CEPG do Departamento de Pediatria recomenda que a tese de mestrado ou doutorado seja apresentada na forma tradicional ou na forma de artigo.

Formato tradicional
A estrutura da tese deve conter, na seguinte ordem:

  • Errata, folha de rosto, ficha catalográfica, dedicatória, agradecimentos, sumário, listas e resumo. A folha de rosto deve incluir nome do autor, título do trabalho, instituição, título acadêmico, nome do orientador e co-orientador e especialidade (p.e. alergia, neonatologia, etc). Se o trabalho de pesquisa recebeu apoio financeiro de instituições como CNPq, CAPES, FAPESP, etc., o agradecimento é obrigatório e deve ser feito em folha separada, incluindo o número do processo. A folha de identificação e o termo de aprovação não são necessários.
  • Ficha Catalográfica deverá ser elaborada pelo pós-graduando na Biblioteca Central da UNIFESP-EPM, devendo os descritores constar da lista de descritores em saúde 
  • O resumo deve conter até 500 palavras e será transcrito para o relatório anual da CAPES.
  •  Elementos de texto: introdução incluindo a revisão da literatura, objetivos, métodos (material e métodos ou casuística e métodos), resultados, discussão e conclusões.
  •  Elementos de pós-texto: referências, abstract, bibliografia consultada e anexo com cópia do parecer de aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da UNIFESP, termo de consentimento livre e esclarecido (se pertinente), protocolos de obtenção dos dados e banco dos dados individuais coletados na pesquisa, entre outros.


As citações de autores no texto devem ser feitas com o nome do autor e ano, de acordo com a orientação do manual: Como elaborar sua tese: estrutura de referências. Modelos de referências para documentos impressos e eletrônicos. Editoras: Edna Terezinha Rother e Maria Elisa Rangel Braga - São Paulo, 2005, 122p. As referências bibliográficas, por ordem alfabética, devem seguir o formato apresentado pelo Comitê Internacional de Editores de Revistas Médicas denominado "Vancouver Style", recomendado pelo Index Medicus/MEDLINE. Quanto a artigos publicados em periódicos, a referência deve conter o nome dos autores (se mais do que 6, citar os 6 primeiros seguidos do et al), seguida do título do artigo. Após, colocar o título do periódico abreviado de acordo com a lista de abreviaturas de periódicos, seguido do ano de publicação, do volume do periódico e das páginas de início e fim.

Formato de artigo

  • Elementos de pré-texto:
  • Folha de rosto: deve incluir nome do autor, título do trabalho, instituição, título acadêmico, nome do orientador e co-orientador e especialidade (p.ex. alergia, neonatologia, etc).
  • Ficha catalográfica: deverá ser elaborada pelo pós-graduando na Biblioteca Central da UNIFESP-EPM, devendo os descritores constar da lista de descritores em saúde
  • Dedicatória, agradecimentos e sumário.
  • Apoio financeiro: se o trabalho de pesquisa recebeu apoio financeiro de órgãos de fomento (CNPq, CAPES, FAPESP, etc), o agradecimento é obrigatório e deve ser feito em folha separada, incluindo o número do processo.
  • Elementos de texto 
  • Fundamentação científica: o texto deve introduzir o leitor ao assunto em questão, utilizando revisão da literatura e ao final apresentar a justificativa do trabalho.Sugere-se um máximo de 20 páginas. A seguir, são listadas as referências bibliográficas usadas nesta seção em ordem alfabética e formatadas segundo o Estilo Vancouver. No texto da fundamentação científica, as citações são feitas por nome de autor e ano.
  • Artigo científico a ser enviado para publicação:
  • Folha de rosto: de acordo com as normas da revista para a qual o artigo será enviado. 
  • Resumo: de acordo com as normas da revista para a qual o artigo será enviado (palavras-chave: de acordo com os descritores em saúde).
  • Abstract: de acordo com as normas da revista para a qual o artigo será enviado (key words: de acordo com os descritores em saúde)
  • Texto: evitar abreviaturas. O texto deve conter cada uma das seguintes seções: introdução(sucinta para apenas justificar o trabalho, contendo no final a justificativa da realização do trabalho e os objetivos); método (especificar o delineamento do estudo, descrever a população estudada e os métodos de seleção, definir os procedimentos empregados, detalhar o método estatístico). É obrigatória a declaração da aprovação dos procedimentos pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UNIFESP; resultados (claros e objetivos - o autor não deve repetir as informações contidas em tabelas e gráficos no corpo de texto); discussão (interpretar os resultados e comparar com os dados de literatura, enfatizando os aspectos importantes do estudo e suas implicações, bem como as suas limitações - acabar esta seção com as conclusões pertinentes aos objetivos do estudo). 

Referências Bibliográficas: devem seguir a orientação da revista, tanto no texto quanto na lista de referências bibliográficas

  • Elementos de pós-texto:

 

Anexos:

 

  • Cópia do parecer de aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da UNIFESP (obrigatório). 
  • Protocolos de obtenção dos dados, banco dos dados individuais coletados na pesquisa, tabelas não constantes do artigo, outros elementos de interesse: todos de acordo com a definição do orientador.


DEFESA DA TESE

Documentos para defesa de tese
Encaminhar à CEPG de Pediatria até o dia 10 do mês anterior à defesa pública da tese, os seguintes documentos:

  • Comprovantes dos créditos obtidos em disciplinas realizadas em outros programas de pós-graduação stricto sensu.
  • Comprovante do treinamento didático-pedagógico através de estágio de docência na graduação, no caso de bolsista CAPES. Este comprovante refere-se à declaração de créditos por atividades atestado pelos orientadores, que pode ser emitido na mesma época da entrega da tese ou anteriormente, durante o curso.

 NOVO DECLARAÇÃO DE ENTREGA DE TESE

NOVO FORMULÁRIO PARA ENCAMINHAMENTO DE BANCAS – Tese de Doutorado 

NOVO FORMULÁRIO PARA ENCAMINHAMENTO DE BANCAS – Dissertação de Mestrado

  • Declaração de créditos por atividades exercidas em setores ou disciplinas da Unifesp. Esta declaração de créditos por atividades é emitida pelo orientador na mesma época da entrega da tese ou anteriormente, durante o curso. 
  • Aprovação no teste de proficiência em inglês emitido pela Cultura Inglesa, de acordo com as diretrizes da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da Unifesp. O aluno deve verificar se o comprovante emitido pela Cultura Inglesa está na Secretaria Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da UNIFESP.
  • Certificado de proficiência em segunda língua estrangeira, no caso de Doutorado. Esta declaração é emitida pelo orientador ou o aluno entrega um certificado de proficiência em outra língua que não a inglesa.
  • Sugestão da banca examinadora, seguindo as regras estabelecidas, de acordo com o orientador, sendo que, de cada membro da banca, são necessárias as seguintes informações: nome completo, CPF, RG, data de nascimento, e-mail para contato e a titulação acadêmica completa. Quando houver professor convidado de fora de São Paulo que necessite passagem aérea, o orientador deverá solicitar por escrito à coordenação do Programa a passagem, a estadia, ou ambas.Para solicitação de passagens é necessário: correspondência comprovando o aceite do professor em participar; declaração de envio da tese pelo correio; dados bancários do professor convidado.
  • Capa de tese (impressa em papel comum) com a ficha catalográfica no verso.
  • Cópia da aprovação do projeto de pesquisa pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Unifesp.
  • Enviar por e-mail (pgpediatria@gmail.com)   para a Secretaria do Programa de Pós-graduação em Pediatria e Ciências Aplicadas à Pediatria o resumo e a ficha catalográfica


Para defender a tese

  • O aluno definirá data de defesa pública juntamente com orientador e membros da banca e a informará à secretaria do Programa.
  • A secretaria do Programa reservará o anfiteatro para a defesa do mestrado e a Pró-Reitoria de Pós-graduação reservará anfiteatro para a defesa do doutorado.
  • A secretaria do Programa providencia também as cartas convite aos membros da banca.
  • O aluno entregará a cada membro da banca examinadora um exemplar da tese e a carta-convite emitida pelo Coordenador do Programa no caso do Mestrado e cartas-convite emitida pela Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa no caso de Doutorado.

Obs.: Lembrar que a dissertação de mestrado ou a tese de doutorado entregue à banca examinadora não é a versão final.

APÓS A DEFESA DA TESE

O aluno deverá entregar à CEPG da Pediatria e Ciências aplicadas à Pediatria:

  • Carta do orientador assegurando que as modificações sugeridas pela banca e aceitas foram incluídas na versão final que está sendo entregue.
  • Autorização de divulgação eletrônica: este formulário é preenchido pela secretária do Programa mediante senha, na presença do aluno que deverá escolher a opção, assinar, colher a assinatura do orientador e devolver à secretaria do programa (portaria MEC-CAPES 013 de 15/02/2006).

RETIRADA DE DIPLOMA

A solicitação e retirada dos diplomas na Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa não é de competência do Programa e sim dos alunos.

Para retirar o Certificado de Conclusão de Mestrado e Certificado de Conclusão de Doutoradona Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da UNIFESP, é obrigatório entregar na Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa os seguintes ítens:

  • Cópia da carta de submissão (correspondência do editor acusando recebimento do trabalho) e página de rosto do artigo referente à tese em revista indexada (Scielo, Medline ou ISI para o Mestrado e Medline ou ISI para doutorado) em que o aluno conste como primeiro autor . Na carta de submissão, acrescentar à mão: qual a base de dados na qual o periódico é indexado, qual o fator de impacto, qual a categoria do periódico para Medicina II segundo aclassificação Qualis da CAPES.

O aluno opta pelo certificado normal gratuíto ( papel) ou de pergaminho ( pago), cujo valor encontra-se na guia. Em caso de opção pelo Diploma de pergaminho, apresentar  o comprovante de depósito na conta corrente indicada na guia.

Ambos levam cerca de 90 dias para serem confeccionados, ambos possuem os registros.

 

Ações do documento

Pós-Graduação em Pediatria e Ciências Aplicadas À PEdiatria da UNIFESP

Rua Botucatu, 598 - Vila Clementino

CEP: 04023-062 - São Paulo - SP

(55) 11 5576-4857 / 5576-4848 - voip: 2914

e-mail:ppg.pediatria@unifesp.br e pgppediatria@gmail.com