Você está aqui: Página Inicial Grupos e Linhas de Pesquisa

Grupos e Linhas de Pesquisa

  

Linha 1.  Afecções e Assistência no Período Neonatal

Estudos sobre aspectos epidemiológicos, etiopatogênicos, diagnósticos e terapêuticos dos principais problemas que ocorrem em recém-nascidos.

Projetos

2.1. Crescimento e Desenvolvimento do Prematuro e Recém-nascido de muito baixo peso – pesquisas com ênfase em hematologia e hemoterapia e aspectos imunológicos no binômio mãe/recém-nascido (Profa. Dra. Amélia Miyashiro Nunes dos Santos)

 

2.2.  Assistência no Período Neonatal – Estudos com ênfase na doença e na mortalidade neonatal (Profa. Dra. Maria Fernanda Branco)

 

2.3. Estudo em Saúde e Doença do Recém-nascido – Engloba pesquisas na área de dor, asfixia e reanimação em sala de parto; repercussões do abuso do uso de drogas por gestantes adolescentes e mortalidade neonatal (Profa. Dra. Ruth Guinsburg)

 

2.4. Assistência ao Recém-nascido de Alta morbidade/mortalidade – Aspectos clínicos, éticos, morais e legais no cuidado de recém-nascidos de alta morbidade e mortalidade (Prof. Dr. Benjamin Israel Kopelman)

 

2.5. Desenvolvimento neurocomportamental de recém-nascidos - Avaliar as respostas neurocomportamentais em recém-nascidos prematuros de muito baixo peso ao nascer e de mães adolescentes (Profa. Dra. Marina Carvalho de Moraes Barros)  

 

 Linha 2.  Infecção e Imunização

Estudos relacionados a imunizações específicas em grupos populacionais, saudáveis ou não, e de processos infecciosos pelo vírus da imunodeficiência adquirida e outros agentes, assim como sua progressão clínica, resposta terapêutica e avaliação laboratorial.

Projetos

2.1.  Resposta à Imunização – avaliação da imunização ativa e passiva em indivíduos sadios e naqueles pertencentes a grupos de risco, abordando-se a segurança, imunogenicidade, eficácia e efetividade dos imunobiológicos. O impacto epidemiológico da instituição de imunobiológicos em determinada população também é estudado. (Prof. Dra. Lily Yin Weckx)

 

2.2. Infecção pelo HIV na criança e adolescente: aspectos gerais e psicológicos – São estudos os aspectos gerais, psicológicos, terapêuticos da infecção pelo HIV em crianças e adolescentes, em especial na transição do paciente do ambulatório pediátrico para o de adulto (Profa. Dra. Daisy Maria Machado)

 

3.3. Avaliação do Sistema Imunológico em Diferentes Grupos de Indivíduos - estudo do sistema imunológico de indivíduos sadios e daqueles com condições de base que podem interferir na sua resposta imunológica a antígenos, na tentativa de elucidar como o sistema imunológico interage com diversos estímulos do meio ambiente e como mensurar esta resposta (Profa. Dra. Maria Isabel de Moraes Pinto )

 

4.4. Infecção pelo HIV em Crianças e Adolescentes – aspectos epidemiológicos, clínicos e terapêuticos associados à infecção pelo HIV em crianças e adolescentes (Profa. Dra. Regina Célia Succi)

 

Linha 3. Afecções e Assistência à Criança e ao Adolescente  

Estudos sobre situações clínicas que necessitam de procedimentos diagnósticos e/ou terapêuticos de alta complexidade, desenvolvidos em ambiente hospitalar nas áreas de oncologia, nefrologia e terapia intensiva pediátrica, além de estabelecer a prevalência, fatores de risco associados à sua expressão.

Projetos

3.1. Estudos clínicos em crianças e adolescentes sob cuidados intensivos – estudos clínicos que avaliam diagnóstico, tratamento ou fatores prognósticos envolvidos no cuidado de crianças e adolescentes sob cuidados intensivos bem como sua evolução em longo prazo.

 

3.2. Estudos clínicos em crianças e adolescentes com doença oncológica – estudos clínicos que avaliam diagnóstico, tratamento ou fatores prognósticos envolvidos no cuidado de crianças e adolescentes com osteossarcoma, sarcoma de Ewing e infecções na imunodepressão (Prof. Dr. Antonio Sérgio Petrilli)

 

3.3. Estudos clínicos em crianças e adolescentes com tumores raros –

estudos clínicos que avaliam diagnóstico, tratamento ou fatores prognósticos envolvidos no cuidado de crianças e adolescentes portadores de neuroblastoma, rabdomiossarcoma e tumores raros ( Profa. Dra. Eliana Maria Caran)

 

3.4. Investigação das Doenças Renais em Pediatria - Estudo dos aspectos funcionais do rim em desenvolvimento e das principais doenças renais que afetam a criança e o adolescente, com ênfase para: hipertensão arterial, malformação do trato urinário, infecção urinária, glomerulopatias, tubulopatias, insuficiência renal aguda e crônica e distúrbios hemodinâmicos na septicemia. (Prof. Dr. Paulo Cesar koch Nogueira)

 

3.5. Estudos clínicos em crianças submetidas à transplante renal – descrever e analisar os  principais fatores que determinam o sucesso do transplante renal pediátrico, do enxerto e função do enxerto a curto e médio prazo. Avaliar os riscos cardio-vasculares e as características clínicas envolvidas no preparo do transplante renal. (Prof. Dr. Paulo Cesar Koch Nogueira, Profa. Dra. Maria Isabel de Moraes Pinto)

 

Linha 4.  Fisiologia e Distúrbios do Aparelho Digestório.

Estudos do aparelho digestório, incluindo as anormalidades digestivo-absortivas, os distúrbios da motilidade, infecção pelo Helicobacter pylori os procedimentos diagnósticos e terapêuticos em endoscopia, a diarréia e desnutrição, as infecções, as doenças inflamatórias intestinais e as doenças hepáticas. (Prof. Dr. Mauro Batista de Morais, Profa. Vera Lucia Sdepanian) 

Projetos

4.1. Infecção por Helicobacter pylori e refluxo gastro- esofágico – epidemiologia, metodologia diagnóstica, doenças associadas e ensaios terapêuticos da infecção por Helicobacter pylori e do refluxo gastro-esofágico (Profa. Dra. Elisabete Kawakami)

 

4.2. Anormalidades digestivo-absortivas e distúrbios da motilidade – são enfocados principalmente fibra alimentar, absorção e deficiência de ferro, alergia alimentar, repercussões nutricionais sobre o crescimento nas doenças do aparelho digestório, bem como repercussões psicológicas. (Prof. Dr. Mauro Batista de Morais)

 

4.3. Doença Inflamatória Intestinal e Doença Celíaca – São abordados o diagnóstico, tratamento, prevenção e determinação do conteúdo de glúten nos alimentos (Profa. Dra. Vera Lucia Sdepanian )

 

4.4. Agentes infecciosos do sistema digestório – epidemiologia, detecção, aderência e diagnóstico da Escherichia coli diarreiogênica e detecção, diagnóstico e resistência antimicrobiana do Helicobacter pylori. (Prof. Dr. Mauro Batista de Morais, Profa. Dra. Vera Lúcia Sdepanian, Profa. Dra. Elisabete Kawakami)

 

Linha 5. Fisiologia, epidemiologia das afecções respiratórias, alérgicas, imunológicas e inflamatórias.

Estudo sobre o desenvolvimento pulmonar de lactentes, crianças e adolescentes assim como a interferência de afecções respiratórias sobre os parâmetros de função pulmonar, expressão clínica e esquemas terapêuticos. Estudos sobre os processos alérgicos, as deficiências imunológicas e as doenças reumáticas sejam ou não do regime auto-imune.   

Projetos 

5.1. Desenvolvimento pulmonar de lactentes, crianças e adolescentes ou portadores ou não de doenças pulmonares - evolução dos parâmetros de função pulmonar de lactentes, crianças e adolescentes submetidos a diferentes situações de estresse respiratório (Prof. Dr. Gustavo Falbo Wandalsen)

 

5.2. Caracterização das Doenças Alérgicas em Pediatria - estabelecer a prevalência, fatores de risco associados à sua expressão, métodos diagnósticos e opções terapêuticas nas doenças alérgicas (asma, rinite, dermatite atópica, e alergia alimentar) em crianças e adolescentes.  (Prof. Dr. Dirceu Solé)

 

5.3. Caracterização das Deficiências Imunológicas em Pediatria -  estabelecer a frequência, características clinicas e laboratoriais e opções terapêuticas  das imunodeficiências primárias. Avaliar alterações de mecanismos imunológicos e sua expressão gênica. (Prof. Dra. Beatriz Tavares  Costa Carvalho)

 

5.4. Investigação em Doenças auto-inflamatórias em crianças e adolescentes - promover as ações necessárias à investigação (capilaroscopia)  e ao tratamento de osteoporose, vasculites, doenças auto-inflamatórias e do aparelho locomotor em crianças e adolescentes. (Profa. Dra. Maria Teresa Terreri)

 

5.5. Investigação em doenças auto-imunes em crianças e adolescentes - promover as ações necessárias à investigação)  e ao tratamento de artrite idiopática juvenil, lupus eritematoso sistêmico, febre reumática, doenças reumáticas auto-imunes, vacinação e doenças do aparelho locomotor em crianças e adolescentes (Profa. Dra. Maria Teresa Terreri)

 

5.6. Doenças auto-imunes e do aparelho locomotor em crianças e adolescentes - são pesquisadas nessas doenças, a dor, a reabilitação e a qualidade de vida. (Prof. Dr. Claudio Len)

 

Linha 6.  Fisiologia, epidemiologia de distúrbios nutricionais, hormonais e do metabolismo

Estudos sobre fisiologia da alimentação e nutrição, estado nutricional e de minerais, efeitos dos distúrbios nutricionais sobre os sistemas e tecidos em humanos e em modelos experimentais, alterações metabólicas associadas a distúrbios da função renal e a erros inatos do metabolismo. Projetos de investigação de natureza experimental, clínica e populacional, visando gerar conhecimentos para o melhor atendimento dos distúrbios nutricionais na infância, no que tange à etiologia, ao diagnóstico e ao prognóstico.

Projetos

6.1. Estado Nutricional em Macro e Micronutrientes – o estado nutricional em macro e micronutrientes, a avaliação dietética e  a bioquímica, são estudados em condições fisiológicas especiais e fisiopatológicas específicas. (Profa. Dra. Olga Maria Silverio Amancio )

 

6.2. Desnutrição energético-proteíca em crianças e adolescentes – Em relação à desnutrição energético-proteíca estuda-se seus efeitos, riscos de doenças crônicas, efeitos da recuperação nutricional em populações moradoras em favelas e cortiços (Profa. Dra. Ana Lydia Sawaya)

 

6.3. Aspectos bioquímicos do metabolismo e bioenergética – homocisteína, estresse oxidativo, epigenética, modelos animais de doenças, erros inatos do metabolismo e doenças de depósito lisossômico, são os principais temas deste projeto (Profa. Dra. Vânia D'Almeida)

 

6.4. Regulação do gasto energético – Regulação do balanço energético, regulação da temperatura corporal e alterações nutricionais e metabólicas durante a gestação e suas repercussões imediatas e tardias no desenvolvimento da prole (programação fetal) ( Profa. Dra. Jacqueline Luz)

 

6.5. Nutrição e Metabolismo em Crianças e Adolescentes - conhecer a incidência, prevalência e a repercussão de distúrbios nutricionais e metabólicos em crianças sadias, enfermas e em estresse metabólico. Avaliação do efeito de protocolos de atenção nutricional sobre o prognóstico. (Prof. Dr. Heitor Pons Leite)

 

6.6. Características clínicas, sócio-econômicas e demográficas em crianças e adolescentes – As características clínicas, sócio-econômicas e demográficas de crianças e adolescentes são estudadas do ponto de vista médico e nutricional (Prof. Dr. José Augusto Taddei)

 

6.7. Estudos de Investigação populacional – São enfocados, nas áreas de nutrição e saúde coletiva, riscos epidemiológicos, propostas de intervenção, além de avaliação da efetividade de creches públicas e filantrópicas na promoção de crescimento e desenvolvimento saudáveis. (Prof. Dr. José Augusto Taddei)

 

Linha 7.  Crescimento e Desenvolvimento Normal e Patológico

Estudos sobre o crescimento e desenvolvimento na infância e adolescência, incluindo distúrbios hormonais e metabólicos e fatores de risco na adolescência. Avaliação de serviços, programas e ações voltadas à atenção integral à saúde da criança e do adolescente, com ênfase na atenção básica em saúde.

 Projetos

7.1.  Crescimento, composição corporal e seqüelas endócrinas em pacientes tratados por câncer na infância - avaliação prospectiva das seqüelas endócrinas (baixa estatura, obesidade, hipotireoidismo, síndrome metabólica) do tratamento de neoplasia em pacientes pediátricos. (Profa. Dra. Ângela Spinola e Castro)

 

7.2. Aspectos nutricionais e de composição corporal em crianças e adolescentes – Engloba estudos sobre alimentação, obesidade, anemia e atividade física em crianças e adolescentes (Prof. Dr. Mauro Fisberg)

 

7.3. Morbidade, Crescimento e Desenvolvimento de Escolares - conhecer a frequência de alterações do crescimento e desenvolvimento e os limites e possibilidades dos serviços públicos de saúde e de educação em responder de forma articulada às necessidades de saúde e de educação de crianças e contribuir para definição de intervenções oportunas. (Prof. Dra. Rosana Fiorini Puccini)

 

Linha 8 – Ensino em Pediatria.

 

 


GRUPOS DE PESQUISA CADASTRADOS NO CNPq (certificados pela UNIFESP em 2008)

 


Grupo de Pesquisa


Líderes

Desnutrição Energético-Proteica

Ana Lydia Sawaya

Fisiologia e Fisiopatologia da Nutrição

Ana Lydia Sawaya

Oncologia Pediátrica

 

Antonio Sergio Petrilli
Eliana Maria Monteiro Caran

Alergia e Imunologia Clínica

 

Dirceu Solé
Beatriz Tavares Costa Carvalho

Reumatologia Pediátrica


Maria Odete Esteves Hilário
Claudio Arnaldo Len

Atenção Integral à Saúde da Criança e do Adolescente

Rosana Fiorini Puccini


Helicobacter pylori em Pediatria

Elisabete Kawakami

Estudos epidemiológicos e clínicos em saúde e nutrição da criança e do adolescente


Fábio Ancona Lopez
Jose Augusto de
Aguiar Carrazedo Taddei


Nutrição em crianças e adolescentes em estresse metabólico

Heitor Pons Leite


Escherichia coli diarreiogenica

Isabel Cristina Affonso Scaletsky

Fisiologia Renal e Termometabologia

Jacqueline Luz

Estudos em Saúde e Doenças do Recém-Nascido

Ruth Guinsburg
Maria Fernanda Branco de Almeida

Imunologia dos Transplantes

Maria Gerbase de Lima

Polimorfismos gênicos relacionados à resposta imune

Maria Gerbase de Lima

Estado Nutricional em Macro e Micronutrientes

Olga Maria Silverio Amancio

Nefronutri Paulo Cesar Koch Nogueira

Imunização - conhecimentos e aplicações

Regina Célia de Menezes Succi

Ambulatório Multidisciplinar de Assistência e Pesquisa às Doenças Metabólicas Hereditárias

Vânia D'Almeida

Estudos em Saúde e Doenças do Recém-Nascido

Marina Carvalho de Moraes Barros

Alergia e Imunologia Cliníca
Reumatologia Pediátrica

Roseli Oselka Saccardo Sarni

Reumatologia Pediátrica

Maria Teresa Terreri


Estudos em Saúde e Doenças do Recém-Nascido

Amélia Myashiro Nunes dos Santos

Estudos em Saúde e Doenças do Recém-Nascido

Benjamin Israel Kopelman

Centro Paulista de Pesquisa em HIV/AIDS
Imunização - conhecimentos e aplicações

Daisy Maria Machado

Helicobcter pylori em Pediatria

Elisabete Kawakami

Distúrbios Endócrino-Metabólicos dos Pacientes Oncológicos

Gil Guerra Júnior

Virulência

Ivan Hong Jun Koh

Imunização - conhecimento e aplicações

Lily Yin Weckx

Imunização - conhecimento e aplicações

Maria Isabel de Moraes Pinto

Obesidade na Adolescência

Mauro Fisberg

Estudos em Saúde e Doenças Intestinais em Crianças e Adolescentes

Vera Lucia Sdepanian

Ações do documento

Pós-Graduação em Pediatria e Ciências Aplicadas À PEdiatria da UNIFESP

Rua Botucatu, 598 - Vila Clementino

CEP: 04023-062 - São Paulo - SP

(55) 11 5576-4857 / 5576-4848 - voip: 2914

e-mail:ppg.pediatria@unifesp.br e pgppediatria@gmail.com