Você está aqui: Página Inicial

Conheça o Programa

MISSÃO

     O Programa de Pós-Graduação em Pediatria e Ciências Aplicadas à Pediatria do Departamento de Pediatria da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo na sua modalidade Doutorado e Mestrado Acadêmico, tem por objetivo a formação de recursos humanos qualificados do ponto de vista técnico, ético e científico para o exercício das atividades profissionais de ensino e pesquisa em Pediatria.


COMISSÃO DE ENSINO DE PÓS-GRADUAÇÃO

      A atual Comissão de Ensino de Pós-graduação do Programa de Pós-Graduação em Pediatria e Ciências Aplicadas à Pediatria do Departamento de Pediatria da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo é constituída pelo, Prof. Dirceu Solé (Coordenador), Profa. Ruth Guinsburg (Vice-Coordenadora), Prof.  Heitor Pons Leite, Profa. Maria Wany Louzada Strufaldi e  Profa. Maria Fernanda Branco de Almeida ( membros). A chefia do Departamento de Pediatria é convidada para participar das reuniões da Comissão de Ensino de Pós-Graduação para que as atividades da pós-graduação sejam plenamente integradas ao Departamento de Pediatria


HISTÓRICO


      O Programa de Pós-Graduação em Pediatria e Ciências Aplicadas à Pediatria do Departamento de Pediatria da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo foi concebido em abril de 1979, sob a liderança do Prof. Azarias de Andrade Carvalho, que foi o primeiro coordenador do programa. O Mestrado e o Doutorado foram aprovados por unanimidade pelo Conselho Federal de Educação em 05 de dezembro de 1980 (Processo: 2452/79).

     Desde sua criação, foram Coordenadores do Programa: Prof. Azarias de Andrade Carvalho (1979-1982), Prof. Fernando José de Nóbrega (1983-1987), Prof. Benjamin Israel Kopelman (1988-1991), Profa. Chloé Camba Mussatti (1992-1994), Prof. Ulysses Fagundes Neto (1995-1997), Prof. Benjamin Israel Kopelman (1998-2003) e Prof. Mauro Batista de Morais (2004-2008) e  Profa. Olga Maria Silverio Amancio (2008-2014). Uma reflexão sobre os rumos do Programa nessas gestões está disponível na Revista Paulista de Pediatria 2006 (Supl): 25-7.


     O Programa dirigia-se exclusivamente a pediatras entre 1979 e 1991. Um ponto marcante na evolução do Programa foi a expansão, em 1992, no sentido de formar alunos de outras profissões. Esse processo foi liderado pelas Profa. Chloé Camba Mussatti e Profa. Olga Maria Silverio Amancio. Inicialmente esses profissionais, em sua maioria biomédicos e nutricionistas, realizaram pós-graduação, basicamente, nas áreas de Imunologia e Nutrição. A consolidação deste processo deu-se com a mudança da denominação do então Curso de Pós-Graduação em Pediatria para Programa de Pós-graduação em Pediatria e Ciências Aplicadas à Pediatria. Seguindo esta filosofia, o Programa, atualmente, visa a formação de Mestres e Doutores em Ciências de profissionais com atividades direcionadas à Saúde da Criança e do Adolescente.

     Desde 2003, o Programa de Pós-Graduação em Pediatria e Ciências Aplicadas à Pediatria se norteia pelo princípio de criar e sedimentar um comportamento reflexivo e crítico nos alunos, em vez da simples transmissão de conhecimentos recentes em uma determinada área do conhecimento. Assim, as Disciplinas têm como base a análise crítica da produção científica dos próprios alunos e da literatura pertinente, com ênfase nos aspectos metodológicos da atividade de pesquisa. Além disso, deve-se destacar a intensa atividade dos orientadores do programa em projetos de iniciação científica, que envolvem os alunos de graduação na área médica e de saúde, de maneira geral.

     Uma das prioridades do Programa é oferecer Mestrado e Doutorado para professores de departamentos de pediatria de universidades de regiões com menor tradição na produção de conhecimento na área de saúde da criança e adolescente. Neste contexto, ao longo da última década, foram desenvolvidos programas de Mestrado em conjunto com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Federal do Pará e Universidade Estadual do Pará. Assim, 30 Professores destas instituições obtiveram o título de Mestre. Atualmente, encontram-se em andamento dois programas de doutorado (Universidade Federal do Pará / Universidade Estadual do Pará e Universidade Federal do Ceará) e um de mestrado (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas).

     Desde o início do Programa, em 1979, até maio de 2013, foram titulados 845 Mestres e Doutores 598 Doutores (entre médicos e profissionais que atuam em ciências aplicadas à pediatria), que atuam em várias regiões do país e também no exterior.

      Com relação à avaliação do Programa pela CAPES na área de Medicina II, referente ao triênio 2004 a 2006, obteve-se a nota 5,0, considerada como padrão de excelência em termos de contribuição científica. Acredita-se que o Programa, num processo de renovação e crítica permanente, possa continuar a contribuir de forma incisiva na formação de pesquisadores na área da saúde da criança e do adolescente, que ajudem a solidificar os caminhos da pesquisa médica brasileira.

Ações do documento

Pós-Graduação em Pediatria e Ciências Aplicadas À PEdiatria da UNIFESP

Rua Botucatu, 598 - Vila Clementino

CEP: 04023-062 - São Paulo - SP

(55) 11 5576-4857 / 5576-4848 - voip: 2914

e-mail:ppg.pediatria@unifesp.br e pgppediatria@gmail.com